Exigências básicas:
É o primeiro passo para quem quer ser um piloto profissional!
Requisitos Necessários
Idade Mínima 17 anos
Escolaridade - Primeiro Grau Completo
Curso teórico - aproximadamente 4 meses
Parte Prática - aproximadamente 40 horas de voo.
documentos para matrícula:Xerox:
- RG
- CPF
- Titulo de Eleitor
- Certificado de Conclusão do 2º grau (autenticado)
- Certificado Reservista ou Alistamento Militar
- 2 fotos 3x4.
Exames da ANAC:
Todos os alunos no início do curso deverão passar por exames com médico credenciado pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) para obtenção do CMA. Concluído o curso teórico o aluno prestará exame de conhecimentos junto à banca examinadora da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) para obtenção do CCT (Certificado de Conhecimento Teórico) válido por dois anos.
Programa do curso:- Regulamento de Tráfego Aéreo;
- Meteorologia;
- Navegação Aérea;
- Teoria do Voo - Aerodinâmica;
- Conhecimentos Técnicos - Motores,
- Entre outras.
Obs : A freqüência mínima é de 75% em cada uma das disciplinas.
Aulas práticas:- No mínimo 40 horas totais
- No mínimo 10 horas de voo solo,
- No mínimo 05 horas de navegação solo,
- Navegação solo de 150 nm.
Obs : Se for portator da Licença de Piloto de Planador, só será necessario 25 horas de voô.
Outras informações:
O curso teórico tem duração de 4 meses, com aulas de segunda a sexta-feira no período noturno, é ministrado por instrutores devidamente cadastrados pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC e os materiais didáticos são recomendados por profissionais altamente capacitados.
Ao terminar o curso teórico, o aluno passará por uma prova oficial, a chamada Banca, elaborada pela ANAC. As provas poderão ser realizadas em quase todo o território nacional, a serem marcadas pelo próprio aluno. Sendo aprovado pela ANAC, o aluno recebe o Certificado de Conhecimentos Técnicos (CCT). Antes de iniciar o curso prático, é necessário que o aluno obtenha o Certificado de Capacitação Física (CCF) de 2ª classe, em um médico credenciado em Hospital da Aeronáutica ou em uma Junta Especial de Saúde (JES) do Ministério daAeronáutica, através da realização de um exame de saúde.
Na parte prática do curso, o aluno entra em contato direto com a aeronave, sendo submetido a um programa de treinamento prático com no mínimo 35 horas de voo exigidas por lei para a obtenção de sua Carteira de Habilitação Técnica (Brevet).
- No mínimo 35 horas totais
- No mínimo 10 horas de voo solo,
- No mínimo 05 horas de navegação solo,
- Navegação solo de 150 nm.
Cumpridas as horas necessárias e sendo aprovado em todas as fases do treinamento prático, o piloto-aluno é submetido ao chamado "check", que é um voo de aproximadamente 1 hora no qual são avaliadas as habilidades aprendidas durante o curso prático. Aprovado no seu "voo de check" o aluno receberá sua licença de Piloto Privado de Avião (brevet), habilitando-o a voar aeronaves monomotoras, desde que não seja de maneira comercial ou remunerada.
*O curso de piloto privado de planador ou de avião isenta os jovens do serviço militar, conforme portaria Ministerial nº 1054/GM3 de 03/09/1979.