Você sabia que 90% de todas as aeronaves nunca tiveram suas hélices balanceadas dinamicamente. Não existindo equilíbrio com as forças centrífugas do motor que provoca uma grande quantidade de estresse sobre o virabrequim, componentes internos do motor (pistões incluído) e se distribui para toda a aeronave através da estrutura. Também faz com que o ruído da cabine e as vibrações, que a maioria dos proprietários de aeronaves não percebem porque eles se acostumaram e acreditam que as vibrações e ruído da cabine são normais. Experimente você mesmo, seus passageiros e sua aeronave ter sua hélice balanceada dinamicamente. Você vai se surpreender, com muito mais conforto em um longo voo e voce sentira o funcionamento de sua aeronave mais suave. Você pode até mesmo ver melhor consumo de combustível, melhor razão de subida e uma velocidade de cruzeiro de um pouco maior. Toda essa energia que é desperdiçada pela hélice por não estar em balanceada com o motor agora pode ser aproveitada para ganhar impulso e o funcionamento de sua aeronave mais suave, mais eficiente e mais silencioso.
O que é balanceamento dinâmico de hélice?
O balanceamento dinâmico de hélice é o processo pelo qual um balanceador eletrônico é usado para medir a vibração produzida pelo motor da aeronave. Pequenos pesos são adicionados ao conjunto de hélice / virabrequim para corrigir erros na distribuição de massa e para reduzir a vibração do motor devido ao desequilíbrio de massa para o menor nível prático.
Como isso é feito?
A combinação motor / hélice é equilibrado para cada aeronave, em um estagio de de vôo. Um pequeno sensor de vibração(acelerómetro) está conectado ao motor num local de máxima vibração. Um pequeno tacômetro (foto-tacometro) também é montado na carenagem do motor para produzir um sinal da hélice para o tacômetro. O motor é operado e os sinais de vibração e RPM são processados pelo balanceador eletrônico.
O balanceador produz um nível de vibração (magnitude), que corresponde à quantidade de desequilíbrio de massa que existe. O balanceador proporciona também um “ângulo de fase”, que corresponde à localização do desequilíbrio de massa sobre o disco de hélice. O nível de vibração e de ângulo de fase são usadas para calcular uma solução de equilíbrio (quantidade de peso e localização). A solução de equilíbrio é adicionado na hélice e a medição é repetida até que o nível de vibração é considerada aceitável.
Meu avião funciona muito bem. Por que eu deveria fazer o balanceamento dinâmico de hélice?
Por todos os fim, todas as helices deverão ser checadas. Um avião médio, que não teve um balanceamento dinâmico de helice tem um nível de vibração devido ao desequilíbrio de massa da hélice / virabrequim de cerca de 0,450 polegadas por segundo (IN / S) de velocidade. Este nível é mais de quatro vezes maior do que o que é considerado um nível de vibração aceitável para hélices e representa um nível significativamente mais elevado de desgaste e fadiga em componentes de motores e acessórios (especialmente o virabrequim, cilindros e sim … até mesmo a sua estrutura) . Este nível médio é geralmente muito perceptível para o piloto e os ocupantes. O seu pode ser maior ou menor do que a média, mas apenas um mecânico com um analisador de vibração pode dizer com certeza. Em média, 19 das 20 aeronaves de asa fixa pode se beneficiar de balanceamento dinâmico de helice, ainda muitos nunca fizeram.
Meu motor e hélice foram revisados recentemente. Eu deveria fazer balanceamento dinâmico de hélice?
Ambos, novos e usados componentes precisam ser equilibrados dinamicamente. Na verdade, o melhor momento para equilibrar dinamicamente uma combinação de hélice / motor é logo após revisão quando os componentes são novos. Não foi encontrada diferença significativa entre os níveis de vibração de recentemente revisados e conjuntos já em operação hélice / motor. Mesmo com zero horas os motores e hélices precisam ser balanceados dinamicamente.
Mas, não vai ter minha hélice balanceamenta dinâmicamente mascarar outros problemas de motor?
Não! Um motor com um problema interno que resulta em vibração anormal não vai responder ao balanceamento da mesma forma que um motor que só sofre de desequilíbrio de massa vai. Um mecânico qualificado irá usar todas as informações disponíveis para fazer um julgamento sobre o seu motor, incluindo a resposta de vibração.
Analógica ou digital?
Somos a única empresa no Sul do Brasil, que possui equipamento de balanceamento digital. Os sistemas de compensação analógico não podem equilibrar hélices com o mesmo grau de precisão que o nosso equipamento digital pode. Isto pode parecer um detalhe, mas ele se traduz em vibração, ruído e estresse no virabrequim e fuselagem e isso é milhares de dólares em poupança de despesa de manutenção .